Print and Go Back ESPN.com: Global X Expansion [Print without images]

Monday, April 30, 2012
Updated: May 1, 10:02 AM ET
X Games se expandem para o Brasil, Alemanha e Espanha

XGames.com

A ESPN, provedora líder em conteúdo de esportes de ação, e criadora dos X Games, irá levar os X Games para Foz do Iguaçu, Brasil; Munique, Alemanha e Barcelona, Espanha a partir de 2013. Estas cidades se unem a Aspen, Los Angeles, ambas dos Estados Unidos, e Tignes, França, para sediarem os X Games em um esforço para expandir globalmente. Durante quase duas décadas, a ESPN tem se dedicado à franquia dos X Games, e todos os envolvidos estão muito entusiasmados com essa expansão tão esperada e de extrema importância para os jovens de todo o mundo. Trata-se de uma transformação da marca, que passa de competições esportivas para uma marca de estilo de vida de esportes de ação e a qual destacará o crescimento mundial, novos locais e maior ênfase nos elementos digitais e culturais.

A ESPN conduziu um processo formal de bid (licitação) em maio do ano passado do qual resultou um em um significante interesse de cidades ao redor do mundo que quiseram concorrer ao posto de sede de um dos três novos eventos (que se juntariam a Los Angeles, Aspen e Tignes). Começando hoje, comitês de organização locais de Foz do Iguaçu, Munique e Barcelona vão colaborar com a ESPN nos próximos três anos para realizarem um excelente evento de esportes de ação em suas cidades, lançando anualmente um X Games com um calendário de seis eventos -- dos quais quatro acontecerão durante o verão e dois durante o inverno.

"Durante quase duas décadas, a ESPN tem se dedicado à franquia dos X Games, e todos os envolvidos estão muito entusiasmados com essa expansão tão esperada," disse John Skipper, presidente da ESPN e vice-presidente da Disney Media Networks. "Nós estamos levando e de extrema importância para os jovens de todo o mundo.

"ESPN has been committed to the X Games franchise for nearly two decades and is incredibly excited for the future and this new endeavor," said John Skipper, president, ESPN and Co-Chair, Disney Media Networks. "Estamos trazendo um foco significativo para essa expansão porque acreditamos no apelo universal desses esportes e competidores e desejamos compartilhar a experiência dos X Games com os fãs ao redor do mundo."

Ícone dos esportes motorizados, Travis Pastrana, dono de 17 medalhadas dos X Games, apoia a decisão da ESPN de expandir os X Games globalmente. "A ESPN está oferecendo aos atletas a oportunidade de perseguirem de fato seus sonhos, e os X Games é o evento mais importante e de maior dimensão criado para os nossos esportes", disse Pastrana. "A ideia de reuni-los em diferentes locais em todo o mundo é fantástica, e estou muito animado para ver como isso transformará os esportes de ação."

Foz do Iguaçu, Brasil
Esportes de ação estão totalmente inseridos no estilo de vida em Foz do Iguaçu, especialmente para aqueles ligados à natureza e água, e a prática de esportes de ação cresce cada ano. Sendo uma das sete maravilhas do mundo, a cidade de Foz do Iguaçu, patrimônio mundial pela UNESCO desde 1986 e centro de discussão sobre o meio ambiente, de forma única oferece a integração do evento com a natureza e com o conceito de sustentabilidade ambiental como um verdadeiro pilar. Localizada na fronteira com a Argentina e Paraguai, os X Games de Foz serão realizados nas Cataratas do Iguaçu e na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Munique, Alemanha
A cidade cosmopolita de Munique oferece um cenário perfeito uma vez que vários festivais esportes e grandes competições internacionais de muita qualidades, sejam profissionais ou recreativas, foram levadas para a cidade e arredores. A infraestrutura esportiva já existe e será usada de forma sustentável: o Parque Olímpico de Munique proverá uma área única no meio da cidade com locais para os X Games dentro do parque.

Barcelona, Espanha
O sucesso retumbante na organização dos Jogos Olímpicos de 1992 contribuiu decisivamente na projeção da imagem de Barcelona ao redor do mundo. A organização das Olimpíadas melhorou e proveu à cidade com uma completa infraestrutura de primeira classe que vem sendo usada para receber grandes eventos esportivos. Todos as atividades dos X Games se concentrarão no anel do Parque Olímpico de Montjuic, um espaço único que combina diferentes instalações esportivas de nível superior com uma vista espetacular da cidade.

Expansão dos X Games Globais
Os eventos dos X Games continuarão a destacar os melhores atletas dos esportes de ação no mundo em BMX, Skate, Moto X e Rally Car Racing no X Games; e Snowboard, Esqui e Snowmobile nos Winter X Games. Cada evento X Games terá seu próprio caráter distinto que o diferenciará dos outros, incluindo a introdução de novos esportes e elementos culturais com base nas próprias localidades. Esta expansão irá trazer alcance total e escala da marca X Games para mercados ao redor do mundo. No passado os X Games organizaram com sucesso eventos menores de esportes de ação, eliminatórias e apresentações no Brasil, Canadá, China, França, Japão, Coréia, Malásia, México, Cingapura, Espanha, Taiwan, Filipinas e Dubai.